domingo, 16 de novembro de 2008

O computador

Tema: O Computador

1 a)-Informática
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chama-se genericamente informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico [1], assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.
O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma , independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.

1b)-Computador
Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.
Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação[1]; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.
2)-Evolução Histórica do computador
Computadores mecânicos (1642-1945)
Primeira geração(1945-1955)
-Vávulas
Segunda geração(1955-1965)
-Transitores
Terceira geração (1965-1980)
-Circuitos integrados
Quarta geração(1980 em diante)
-VLSI (Very large scale integration)
Alguns marcos históricos
-1642 – Calculadora mecânica pascal
1834 -Máquina analítica-babbage
1943-colossus-1º computador electrónico
1964 -IBM 360-1ºLinha de produtos
1974 - Intel 8080-1ºchip de 8 bits para uso geral
1981- IBM Pc1º PC tal os conhecemos
1987-Sun SP SPARK -1ª WORKSTATIO Risc








3) -Informação Digital vs informação de Dados.

Para se obter informação de qualidade é indispensável proceder á recolha cuidadosa dos elementos ou dados. Os dados são a base da informação.

Para obter informação digital é preciso que a informação seja guardada e colocada à nossa disposição num computador é de tipos muito diversificados: texto, imagens, sons etc…No entanto, o computador é incapaz de entender os símbolos que utilizamos na comunicação oral ou escrita. Todos os dados introduzidos e guardados num computador, sejam de que tipo forem, precisam de ser traduzidos e codificados numa linguagem própria, compostas apenas por dois símbolos: 0 e1.

4) Unidades de armazenamento (bit, byte…)
Múltiplos de byte
Bit é uma palavra derivada expressão inglesa binary digit.

Byte é um conjunto de oito bits (ou seja, uma combinação de oito zeros e uns) constituem um byte.

Múltiplos de byte são:
2.1 Byte (B)
2.2 Quilobyte (KB)
2.3 Megabyte (MB)
2.4 Gigabyte (GB)
2.5 Terabyte (TB)
2.6 Petabyte (PB)
2.7 Exabyte (EB)
2.8 Zettabyte (ZB)
2.9 Yottabyte (YB

5) Hardware vs software exemplos:

Chama-mos hardware a dois tipos de componentes essenciais: os dispositivos físicos, materiais pela qual o computador funciona.

O software do hardware fazem parte alguns componentes fundamentais do computador, como o processador ou unidade central de processamento (CPU-centralprocessing Unit),a unidade de processamento gráfico, as memórias e os periféricos ou dispositivos de entrada e saída de dados ou informação (dispositivos de input-output.





6)Tipos de ( RAM,ROM,ETC)

ROM é uma memória de carácter permanente, com instruções fixas, que permite ao computador o desempenho de funções básicas. Por exemplo, a memória ROM BIOS(Basic Input Output Sistem) é responsável pelo arranque do computador e pela interacção com os dispositivos de input-output.Sendo apenas de leitura, em geral o utilizador não tem acesso directo a ela permanece activa mesmo depois de desligarmos o computador.No entanto ,FLASH,pelo que é possível(a um técnico) actualizar um computador reescrevendo as instruções originais.

RAM é a memória principal do computador, o suporte que permite gravar, ler e apagar informações. Para além da memória RAM principal ,constituída por vários módulos ou conjuntos de chips, existe ainda a memória cache.Esta memória também é RAM mas tem que ser mais rápida, para não obrigar o processador a (esperar).A memória cashe tem a função de apoiar directamente o processador, armazenamento a informação acedida frequentemente. É da maior ou menor capacidade ou quantidade de memória RAM que depende o desempenho de um computador. Actualmente, a maioria dos computadores pessoais dispõe de 128 a 1024 MB de memória RAM.A memória RAM é uma memória de acesso directo ,que é renovada de cada vez que se liga ou reinicia o computador.

7)Dispositivos de armazenamento:

Para não perdermos a informação ou os dados introduzidos durante a sessão, teremos que os guardar em suportes de armazenamento auxiliares, verdadeiras memórias secundárias do computador.
Como por exemplo:
Disco rígido (ou disco duro),disquete,CD-ROM,DVD,PEN ,MP3eMP4 etc.


8) Exemplos e principais funções de sistemas operativos.

Em Portugal actualmente, a maioria dos computadores pessoais utiliza o sistema operativo Microsoft Windows (cuja versão XP ).Existem, no entanto, outros sistemas operativos, como o Mac OS (utilizando nos computadores Apple Macintosh) e o Linux. É sistema mais importante do computador indispensável não apenas para o arranque e funcionamento desta complexa máquina, como para podermos (correr) outros programas (aplicações). O sistema operativo controla a actividade do processador (CPU), gere as memórias e assegura a interacção com os periféricos. Outra das funções do sistema operativo relaciona-se com a organização da informação no ou nos discos rígidos e nos restantes suportes de armazenamento. Finalmente, é o sistema operativo que exerce a função de intermediário (interface) entre o utilizador e todo o hardware e todas as aplicações. Seja qual for o sistema operativo, num computador pessoal organizamos geralmente a informação em três níveis:

-Drives ou unidades de armazenamento(disco rìgido,CD-ROM,DVD,disquete etc.

-Directorias,directórios ou pastas(directories folders).As directorias podem desdobrar-se em subdirectoriase estas noutras.

-Ficheiros(files) Estes podem ser ficheiros de sistemas (como por ex:os que tem a extensão .sys),ficheiros de programa (como os que tém a extensão exe) ou ficheiros de dados (um documento word, por ex: cuja extensão é doc).Para concluir o sistema operativo mais utilizado em Portugal é o Microsoft Windows



9) Equipamentos periféricos
Exemplos:
Periféricos de entrada: teclado,rato,digitalizador,(ou scanner),joystic,caneta óptica touchscreen (ecrã sensível ao toque),microfone, câmara dìgital,etc.

Periféricos de saída:
Monitores e respectivas placas gráficas.impressoras,projectoras de vídeo e de imagens de computador.

Periféricos de entrada e de saída(ou dispositivos l/0):Drives de disquetes,de discos de bandas magnéticas,etc;placas de som e altifalantes ou colunas;dispositivos de conectividade a redes de computadores(placas de rede e modems).






Sem comentários: